quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A implementação de políticas ambientais que promovam o desenvolvimento sustentável do território do município é certamente uma das áreas mais importantes de actuação.

Entre as medidas que proponho neste domínio estão:
- Protecção Florestal. Plano de Gestão Florestal. É preciso preservar as áreas florestais do município, cuidar da sua limpeza e implementar medidas que permitam melhorar o seu aproveito económico. Valorização Ecológica através da reabilitação da Fauna e Flora.
- Plano Municipal da Água, para melhor gestão deste recurso vital.
- Parque Natural da Barrinha de Esmoriz: Requalificação ambiental e turística. Eliminação da pressão urbana existente.
- Parque Natural da Ria de Ovar: Requalificação ambiental e turistica. Museu da Fauna e da Flora do Munícipio (Ribeira de Ovar). Observatório da Natureza e Ambiente do Município (Ribeira de Ovar).
- Parque Urbano dos Moinhos de Maceda/Arada. Parque Urbano ao longo do Rio Lourido com uma complexo de moinhos representativo da diversidade mundial. Moinhos para exposições, galerias, serviços de apoio ao parque e para lazer (como lojas, cafés, restaurantes, etc).
- E ainda Parques Urbanos em Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Arada, São João de Ovar, Ovar, Furadouro, Válega e São Vicente.

Os Parques urbanos, são espaços onde cada cidadão pode disfrutar de uma relação próxima com a Natureza de um modo sustentável e ecológico. Por isso, não são um exclusivo de cidades!

- Desenvolvimento sustentável. Conciliar o desenvolvimento económico e social com a preservação ambiental.
- Energias Renováveis. Eficiência Energética. Rede doméstica de produção de energia.
- Limpeza e Despoluição dos cursos de água. Eliminação das fontes de poluição existentes no Município. Cooperação com municípios vizinhos para alcançar este objectivo, já que muitas das fontes de poluição encontram-se a nascente.
- Implementação de políticas de Cidadania Ambiental, consciente, activa e dinâmica, para vencer as resistências conservadores, paternalistas e imobilistas. É importante continuar a incutir em cada cidadão as preocupações ambientais.
- Programa de Educação Ambiental dedicada aos mais novos (0-18 anos) a por em prática com as escolas.
- Programa Jovens em Movimento durante a época balnear com o mesmo espírito da medida anterior.
- E porque não é só de Jovens que se faz a sociedade, a população Senior e de Reformados do Munícipio também têm um papel a desempenhar neste matéria, promovendo a sua participação em projectos de sensibiliação e acção ambiental.
- Higiene e Saúde Pública.
- Caixotes de lixo de rua em todas as freguesias e não só em Ovar e Esmoriz.
- Limpeza das Praias com recurso a equipamento motorizado e humano adequado. É notório o lixo nos areais do município que não beneficia a prática balnear.
- Reciclagem. É preciso melhorar a cobertura da rede de pontos verdes e zelar pela sua conservação e funcionamento. Implementar uma rede municipal de Pilhões e Oleões (recolha de óleos alimentares). E ainda separação do lixo orgânico de origem vegetal para produção de fertilizantes. Um dos desperdicios mais notórios é a colocação de relva nos caixotes de lixo, por exemplo - Central de compostagem. Possibilidade ainda da instalação de unidades industriais para tratamento dos óleos e dos lixos orgânicos, procurando assim o seu uso comercial e económico ajudando a criar valor.

As políticas ambientais tem um valor acrescido pois além de permitir um desenvolvimento sustentável são ainda gerados de emprego. Por exemplo, esta política de gestão de resíduos sólidos urbanos é importante nao só do ponto de vista ambiental, mas também económico, nomeadamente na criação de emprego, factor que deve ser valorizado e de conhecimento geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário